uBrowser

uBrowser é uma tentativa inovadora e original para visualizar páginas da internet completamente em 3 dimensões, usando a tecnologia OpenGL! À primeira vista isso pode parecer meio estranho, mas ao navegar um pouco você descobre como é divertido.

Depois do Browse3D ou SphereXP, o uBrowser é outra tentativa da utilização da tecnologia 3D em conjunto com páginas da Web. O software apresenta uma interacção considerável e possui código aberto.

Em poucas palavras, a definição do uBrowser é a de um navegador como qualquer outro, porém com visualização de páginas em 3 dimensões com texturas e objectos. A interface divide-se em: plano (flat), esfera (sphere), cubo (cube) ou bandeira (flag).

É diferente de tudo o que você já viu

O melhor de tudo é que o software não necessita de nenhuma instalação e você ainda pode rodá-lo directamente do arquivo compactado. A interface gráfica não é bonita, contudo para um software recém-nascido uBrowser entretém pelo factor curiosidade.

A navegabilidade provavelmente vai ser diferente de qualquer coisa que você já viu, visto que é possível surfar nos websites de uma forma nunca antes vista. Por exemplo, é possível aplicar um zoom em cada área de um site, sem deformá-lo, para ver cada detalhe dele. Ou ainda, que tal visualizar um site em forma de uma bandeira tremulando ao vento? Pode parecer estranho, mas isso pode ser feito. Aliás, você pode inclusive clicar nos links e acessar os sites mesmo com a bandeira em movimento.

Os botões interativos

Os botões permitem fazer zoom, rotações ou o movimento de translação em objectos. Não é nada extraordinário, mas a tentativa é valida e realmente funciona! Os links são clicáveis, o texto pode ser seleccionado e você pode até mesmo enviar e-mails!

Para navegar, você precisa clicar no botão Focus e digitar a URL. Para girar os objetos que contêm as páginas em 3D, você precisa ir até o painel ao lado direito da tela e fazer isso manualmente (não é possível rotacionar as imagens “dentro” da tela). Isso pode ser meio inconveniente e até mesmo atravancar a fluidez da navegação, especialmente se você estiver imaginando a interactividade de um programa do porte do Google Earth, por exemplo.

Bookmarks (Marcadores)

Na seção Bookmarks, há links prontos que vêm com o programa. Infelizmente, uma coisa que deixa a desejar é a impossibilidade de alterá-los. Pelo menos você confere URLs interessantes como a homepage do jogo Second Life, o site Digg e o Google Maps.

Mecanismo de funcionamento

O navegador usa a engine Gecko (a mesma do Mozilla Firefox) e foi desenvolvido com inspiração na realidade virtual do jogo Second Life, por um dos programadores do jogo.

Características Gerais:

  • Exibe sites totalmente em 3D de quatro formas: cubo, plano, esfera e bandeira.
  • Qualquer site suportado pelo Firefox 2.0 pode ser visualizado.
  • É inspirado no jogo Second Life e usa parte do código do Mozilla Firefox.
  • Suporta as tecnologias mais modernas dos navegadores, como Flash, Java, CSS etc.
  • Foi desenvolvido por um programador do Linden Lab, o laboratório oficial do Second Life.

~ por alniyat em 28.Março.2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: